DOENÇAS

Dores abdominais, cólicas

O abdómen extende-se desde o limite inferior do peito até à zona púbica. Algumas pessoas chamam-lhe simplesmente barriga ou estômago, mas na verdade o abdómen engloba muitos outros órgãos importantes. A  dor abdominal pode ter origem em qualquer um deles, pode até ter origem no peito.

Uma dor forte nem sempre se deve a um problema grave, e uma dor ligeira nem sempre significa que o problema não é grave.

Se uma dor leve persistir por uma semana ou mais, ou se uma dor for acompanhada de outros sintomas, procure ajuda de um profissional de saúde.

Procure ajuda imediata se:
  • A dor for repentina e muito intensa;
  • For acompanhada de dor no peito, pescoço ou ombro;
  • Vomitar sangue ou observar sangue nas fezes;
  • Tiver o abdómem rígido, duro e sensível ao toque;
  • Não conseguir defecar (mover o intestino), especialmente se acompanhado por vómitos.




Cólon irritável

O síndrome do cólon irritável é um problema que afecta o intestino grosso. Pode causar cólicas abdominais, distensão e alterações do hábitos intestinais. Algumas pessoas com este transtorno apresentam obstipação intestinal, outras apresentam  diarreia, outras ainda alternam entre obstipação e diarreia. Apesar do síndrome de cólon irritável poder causar grande desconforto, não danifica os intestinos.

O síndrome do cólon irritável é uma doença comum e ocorre mais frequentemente nas mulheres que nos homens. Ninguém sabe com toda a certeza o que origina esta doença nem há testes específicos para o diagnosticar. Porém, o médico pode prescrever exames para despistar outras doenças.

A maioria das pessoas que apresentam sintomas do síndrome do cólon irritável consegue controlar os sintomas através da alimentação, medidas de gestão do stress e da ansiedade ou mesmo com certos 

(Texto retirado site oficial da Biovip)

Colite

A colite ulcerativa é uma doença que causa úlceras na membrana que cobre o recto e o cólon. Pertence ao grupo das doenças intestinais inflamatórias. As úlceras formam-se nos lugares em que a inflamação mata as células que cobrem o cólon.

A colite ulcerativa pode surgir em qualquer idade, porém é mais frequente entre os 15 e os 30 anos, e tende a ser hereditária.

Os sintomas mais comúns são a dor abdominal e diarreia com sangue. Otros sintomas podem incluir anemia, cansaço severo, perda de peso, perda de apetite, hemorragia rectal, chagas na pele e dor nas articulações. As crianças que sofram desta doença podem revelar problemas de crescimento.

Aproximadamente metade das pessoas com colite ulcerativa têm sintomas ligeiros. Existem muitos tipos de medicamentos e outras ajudas para controlar a colite ulcerativa. Nos casos mais severos poderá ser necessário remover o cólon.
(retirado site oficial da Biovip)



Ansiedade


O medo e a ansiedade fazem parte da vida. Podemos sentir-nos ansiosos antes de um exame ou sentir algum receio quando atravessamos uma rua escura. Este tipo de medo e ansiedade podem ser bastante úteis pois alertam-nos para os perigos deixando-nos mais cautelosos. No entanto, geralmente são ultrapassados após ocorrerem as situações que nos levaram a esse estado.

Mas para milhões de pessoas em todo o mundo, a ansiedade não é ultrapassada e acompanha-as ao longo da vida, piorando de dia para dia.
Dores no peito e pesadelos são uma constante intimidando a pessoa ao ponto de esta recear sair de casa.

São os chamados transtornos de ansiedade, que incluem:
- Ataques de pânico,
- Transtorno obcessivo-compulsivo,
- Ataque de stress pós-traumático,
- Fobias
- Entre outros transtornos de ansiedade generalizados.

O tratamento deste problema ao nível do sistema nervoso pode ser resolvido com a ajuda de medicação, terapia ou ambos.
(retirado site oficial da Biovip)

Angina de peito

A angina de peito é uma dor ou desconforto que ocorre quando o músculo cardíaco não recebe sangue suficiente. Pode manifestar-se como uma dor com sensação de pressão ou aperto no peito. Pode também apresentar dor nos ombros, nos braços, no pescoço, no maxilar ou ainda nas costas.

A angina é um sintoma de doença nas artérias coronárias, mais concretamente da arterioesclerose coronária, a mais comum das doenças do coração. A arterioseclerose consiste na acumulação de uma placa de colesterol e outros materiais, no interior das artérias que alimentam o músculo cardíaco, limitando o fluxo de sangue.

Existem 3 tipos de angina: estável, instável e variável. A angina de peito instável é a mais perigosa. Não segue um padrão e pode ocorrer sem esforço físico. Não desaparece com descanso ou medicamentos. É um alerta de que pode estar eminente um ataque cardíaco.

Mas nem todo o desconforto ou dor no peito são angina. Porém, se sentir uma dor no peito deve procurar assitência médica.
(retirado site oficial da Biovip)

Sem comentários:

Enviar um comentário