domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cálcio

Cálcio

CálcioO cálcio apresenta-se como um dos minerais mais importantes do nosso organismo, e o de maior quantidade, quase todo distribuído pelos ossos e dentes. É importante notar que 20% do cálcio dos ossos dos adultos é reabsorvido e renovado todos os anos. A fixação ou aproveitamento do cálcio no organismo depende da existência de vitamina D em quantidade suficiente.

Pode apresentar-se de diversas formas:
Nos casos em que se apresenta como uma forma solúvel, implica que não existam perdas a nível estomacal, já que um dos maiores problemas dos sais de cálcio não solúveis prende-se com uma reacção prévia com o suco estomacal, de forma a posteriormente poderem ser absorvidas para integrarem o nosso organismo; em forma de carbonato de cálcio, é usado como antiácido para a digestão fornece 40% de cálcio elementar, possui uma forte acção anti-stress, anti-alérgica, anti-inflamatória e anti-trombótica, ajuda a reforçar e a manter saudável o músculo do estômago, facilitando a contracção muscular, elimina a dor espasmódica sinal de que o estômago e intestinos estão sensíveis e irritados, reduz as náuseas, cólicas, espasmos e gases.

Outra fonte de cálcio é o cálcio coral, é um pó altamente rico em minerais, produzido a partir de recifes de coral, altamente absorvível por parte do nosso organismo uma vez que possui uma grande capacidade de se ionizar, tornando-se imediatamente biologicamente activo. Por ser de origem orgânica (recifes de coral) possui implicitamente a hormona calcitonina, que o diferencia de outras classes de cálcio, como o cálcio inorgânico e o sintético, produzido em laboratórios.

Este tipo de cálcio é absorvido em apenas alguns minutos e logo aproveitado pelo organismo. Actua ao nível iónico para conseguir o equilibrio hidroelectrólitico do organismo. Ajuda na oxigenação e alcalinazação do nosso organismo nivelando o Ph por acção dos elementos minerais seus constituintes, Excelente anti-oxidante ao combater os radicais livres do nosso organismo quando comparado ao cálcio de diferentes fontes.Ajuda a calcificação do sistema ósseo, evitando a osteoporose. Previne e reverte doenças degenerativas através da grande quantidade de minerais e vitaminas de origem orgânica.

Interacções medicamentosas:
Antibióticos do grupo das tetraciclinas e quinolonas (ex. cirpofloxacina) - o cálcio pode diminuir a sua absorção. Evitar tomar suplementação de cálcio até 3 horas antes ou depois de tomar estes antibióticos.

ATENÇÃO:Pessoas com doenças de tiróide ou rins devem consultar o seu médico antes de fazer suplementação de cálcio.
O cálcio pode interferir com antibióticos da família das tetraciclinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário