domingo, 14 de junho de 2015

Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra

Alcaçuz - Glycyrrhiza glabra

AlcaçuzEstá entre as plantas mais utilizadas para fins medicinais e sabemos que o tem sido desde há milhares de anos.

A sua raiz contém saponinas (até 6% de glicirrizina), flavonóides, esteróides, cumarinas e asparagina.

O ácido glicirrízico é 50 vezes mais doce que o açúcar, porém, apesar de apreciado como doce, esta planta apresenta ainda extraordinárias propriedades anti-inflamatórias, expectorantes, de protecção das mucosas, estimulante das supra-renais e também como sauve laxante.

Também tem demonstrado actividade imuno-estimulante por induzir o aumento do número de glóbulos brancos, indispensáveis na luta aos organismos invasores causadores de doenças e infecções várias. Por esse facto é igualmente utilizado como coadjuvante da acção anti-viral e antibiótica.

Possui ainda uma acção antioxidante devido à presença de vários flavonóides. Estas características revelam-se fundamentais para a manutenção da estrutura das nossas células e portanto da saúde de todo o organismo.

A glicirrizina possui propriedades estrogénicas moderadas por poder combinar-se com os receptores de estrogénio, ajudando o organismo a bloquear quantidades excessivas daquela hormona (ex. síndroma pré-menstrual), mas actuando no sentido contrário quando os níveis de estrogénio são baixos (ex. depois da menopausa) uma vez que a glicirrizina a substitui ainda que mais fraca.

Sem comentários:

Enviar um comentário