sábado, 12 de setembro de 2015

Feno Grego (Alforva) - Trigonella foenum-graecum

Feno Grego (Alforva) - Trigonella foenum-graecum

Feno Grego (Alforva)Também é conhecida como feno-grego ou fenacho. Contém alcalóides (ex. trigonelina), saponinas, flavonoides, mucilagem (aprox. 27%), proteínas (aprox. 25%), vitaminas A, B1 e C.

Já no antigo Egipto era utilizado para induzir i parto. No séc. V a.c. Hipócrates considerava-a como calmante, e no séc. I d.c. Dioscórides a recomendava para tratar todo o tipo de problemas ginecológicos.

Hoje em dia são-lhe frequentemente atribuidas diversas propriedades tais como laxante, emoliente, reguladora do apetite, dos níveis de colestrol, de triglicéridos e de açúcar no sangue.

Estudos recentes demonstram a possibilidade de influência positiva nos casos de cancro da mama, do fígado e do cólon. Estes estudos demonstram ainda que ajuda no estímulo da produção de leite materno.

ATENÇÃO:
Se tomado em associação com Boldo (Peumus boldus) poderá ter efeito fluidificante do sangue. No caso de ter problemas de fluidificação ou coagulação do sangue evite tomar estas duas plantas em simultâneo e informe o seu médico se estiver a tomar medicação para esses problemas.

Sem comentários:

Enviar um comentário