sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Cardo Mariano - Silybum marianum

Cardo Mariano - Silybum marianum

Cardo MarianoO cardo mariano contém algumas das mais potentes substâncias protectoras do fígado conhecidas, uma mistura de três flavonolignanos que juntos são chamados de silimarina.
O efeito da silimarina na prevenção da destruição do fígado e ampliação da sua função relaciona-se grandemente com a sua capacidade de inibir os factores responsáveis pelos estragos hepáticos, isto é, radicais livres e leucotrienos, acoplados com uma habilidade de estimular a síntese proteica hepática. A silimarina impede assim a actuação dos radicais livres actuando como um antioxidante.

Este efeito protector da silimarina contra os ataques hepáticos foi demonstrado em vários estudos experimentais e clínicos. Além disso, a silimarina também tem uma acção na síntese proteica, ou seja, na produção de novas células hepáticas para substituir as danificadas – Efeito protector e reparador.

Nos estudos com seres humanos, a silimarina mostrou ter efeitos positivos no tratamento de hepatopatias de vários tipos, inclusive cirrose, hepatite crónica, infiltração gordurosa do fígado (fígado gorduroso induzido por produtos químicos e álcool) e infiltração no ducto biliar. O efeito terapêutico da silimarina em todos esses distúrbios foi confirmado pelos dados histológicos (ÔAida), clínicos e laboratoriais. A silimarina é especialmente efectiva no tratamento e prevenção de danos hepáticos induzidos pelo álcool e produtos químicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário