segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Fumaria - Fumaria officinalis

Fumaria - Fumaria officinalis

FumariaA planta contém numerosos alcalóides (num total de 0,3%). Um deles, quantitativamente o mais importante, a protopina (0,13%) possui propriedades notáveis, anti-espasmódico, anti-histamínico, anti arrítmico, anti-bacteriano e anti-inflamatório, e intervêm activamente em certos mecanismos de transmissão do influxo nervoso ao nível central. Além de numerosos outros alcalóides, encontra-se nas partes aéreas da fumaria, flavonóides, taninos, ácidos-alcoois e sais minerais. A fumaria possui propriedades reguladoras do fluxo e da excreção da bílis.

Facilita a abertura do esfíncter de Oddi, que controla a libertação da bílis no intestino, a protopina é um estimulante cardíaco e respiratório, um espasmolítico e um anticolinérgico, propriedades que ela confere à planta. Tradicionalmente reconhecida e procurada pelas suas virtudes de regulação hepatobiliar e pelos seus efeitos diuréticos e laxantes, a fumaria está indicada para regular e estimular a colerese nas digestões difíceis, para favorecer a diurese, e nas afecções vesiculares. A sua acção depurativa é igualmente assinalável contribuindo para ajudar o organismo a libertar-se de substâncias menos benéficas.

Indicada para: eczemas e erupções da pele devido à auto-intoxicação por putrefacção intestinal, insuficiência renal, afecções hepáticas (hepatite crónica) ou alergias. Afecções Hepáticas: congestão e mau funcionamento do fígado ou hepatite crónica pelo efeito colerético (estimulante da secreção da produção de bílis). Hipertensão arterial: pelos seus efeitos: diuréticos, antiespasmódico, depurativo e fluidificante do sangue.

Sem comentários:

Enviar um comentário