Imunogripe
INGREDIENTES
Equinácea - Echinacea purpurea
Uma fracção de um seu polissacarídeo potenciam a fagocitose – fenómeno responsável pela captura e eliminação de micro-organismos invasores do corpo humano, levado a cabo pelos glóbulos brancos macrófagos.
Além disso, a equinácea aumenta as níveis de alfa, beta e gama-globulinas, constituintes dos anticorpos, tão necessários no combate de inúmeras doenças.
Investigações clínicas com princípios activos da equinácea demonstraram a sua eficácia na prevenção e auxílio ao tratamento de gripes e constipações. Já que é marcante a sua capacidade de estimular a produção de vários mediadores químicos de imunidade, mas especialmente a do interferon, que se liga a superfícies celulares estimulando a síntese de proteínas que impedem a infecção viral.
Também contém um antioxidante que radicais livres, sempre prejudiciais a uma longa vida das células, nomeadamente das membranas, pois inibe a lipoxigenase.
Possíveis interacções com medicamentos:
Imunosupressores (ex. ciclosporina) - Pode contrariar o efeito imunossupressor. Não tome equinácea em situações de pós-transplante, excepto se prescrita pelo médico. No caso de fármacos cuja acção imunosupressora seja um efeito secundário (ex. quimioterapia) a acção imuno-estimulante da equinácea pode ser bastante benéfica mas deve ser feita sob vigilância médica.
Anestesias cirúrgicas - Apesar de não haver estudos conclusivos recomenda-se a suspensão de equinácea imediatamente antes da sujeição anestesia cirúrgica.
ATENÇÃO:
Se estiver sob prescrição de antibióticos ou outros medicamentos contra infecções não deixe de os tomar - tome suplementação de equinácea como complemento e não como substituto desses fármacos.
Pessoas com doenças auto-imunes devem fazer suplementação de equinácea sob vigilância médica.
Consulte o seu médico no caso de situações infecciosas que não melhoram com suplementação de equinácea em poucos dias ou no caso de agravamento de sintomas.
Para infecções progressivas (ex. tuberculose) a equinácea pode não ser eficaz.
Apesar de muito raros e geralmente suves, existem casos de alergia à equinácea. Esteja atento a possíveis reacções.
Reishi - Ganoderma lucidum
Os Investigadores identificaram 3 componentes específicos que são essenciais
à potente acção antioxidante e anti-envelhecimento do Reishi:
1. Polissacarídeos (açúcares ligados entre si formando longas cadeias) - Responsáveis pela acção imonunodeladora ao nível dos sistema imunitário.
2. Triterpenos – Protectores hepáticos; Reconhecido efeito hipocolesterolémico e da redução da pressão sanguínea, com efectiva ajuda na prevenção da aterosclerose e logo redução de possíveis problemas cardiovasculares. Ajuda ainda nas respostas alérgicas relacionadas com a histamina.
3. Peptídeos – Forma proteínas especificas do Reishi com forte potência antioxidante.
• Os β-D-Glucanos são os responsáveis pela actividade imunomodeladora, devido à afinidade com os receptores existentes nos neutrófilos, monócitos, linfócitos T, interleucina-1 e aniões superóxido.
• Graças à acção destes polissacáridos, o Reishi ajuda a prevenir infecções, potencializando a resposta imunitária, mas também consegue reduzir a superactividade de uma resposta imunitária em condições como as alergias, asma ou problemas de autoimunidade. Há um balanceamento correcto necessário para um sistema imunitário saudável.
Própolis
Tomilho - Thymus vulgaris
Vitamina D
Zinco
Sabugueiro - Sambucus nigra
Vitamina C
O que esta vitamina pode fazer por si: contribuiu ao reduzir o nível de colesterol no sangue; previne um grande número de infecções virais e bacterianas, aumentando globalmente o sistema imunitário, protege contra os agentes cancerígenos, actua como laxante natural, diminui o risco de tromboses venosas, previne a constipação vulgar, prolonga a vida ao permitir a coesão das proteínas celulares, aumenta a absorção de ferro inorgânico, neutraliza o efeito de certas substâncias causadoras de alergias.
A vitamina C natural da baga de roseira brava contém bioflavonóides, formando o complexo C completo o que a torna mais eficaz e sem efeitos secundários, por exemplo, ao nível do estômago. O aparecimento da vitamina C sob a forma de Ester C (Ascorbato de cálcio), traz uma grande esperança ao nível de complementos diários de vitamina C, pois oferece todas as vantagens das actuais formas de vitamina C e ainda acrescenta uma nova série delas. O Ester C possui um pH neutro, nem ácido nem básico. Torna-se portanto uma forma agradável de tomar vitamina C, principalmente para aqueles que possuem um sistema digestivo sensível.
Todos sabemos quanto é importante a absorção de cálcio para a saúde do nosso organismo, mas para que tal aconteça, o cálcio necessita de se ligar a uma molécula orgânica como o ácido ascórbico. Assim sendo, o organismo absorve mais rapidamente o Ester C e retém-no em maiores quantidades do que qualquer outra forma de vitamina C.

Sem comentários:
Enviar um comentário