quinta-feira, 16 de abril de 2015

Dente-de-leão (taraxaco) - Taraxacum officinale

Dente-de-leão (taraxaco) - Taraxacum officinale

Dente-de-leão (taraxaco)É uma planta altamente diurética, ajudando portanto a eliminar os fluidos indesejáveis. Também é um colagogo precioso (estimulante da actividade da vesícula biliar), muito eficiente no tratamento de insuficiências hepáticas que muitas vezes estão por trás de problemas de obesidade. O efeito benéfico desta planta em variadas situações está relacionado com uma extraordinária capacidade de melhorar a funcionalidade do fígado. Aumenta o fluxo biliar melhorando condições como congestões hepáticas, inflamações de ducto biliar, hepatites, cálculos biliares e icterícia. Todas estas acções são elementos fundamentais para a purificação do sangue e a manutenção do bom funcionamento de quase todos os órgãos internos do nosso organismo.

Intercções com medicamentos:
Antidiabéticos orais (Glipizida) - pode intensificar o seu efeito de redução do açucar no sangue.
Diuréticos ansa (Bumetanida, Ácido etacrínico, Furosemida, Torasemida) e diuréticos tiazídicos (Clorotiazida, Hidroclorotiazida, Indapamida) - em doses elevadas pode aumentar o efeito diurético destes fármacos.
Antibióticos do grupo quinolonas (ex. cirpofloxacina) - pode reduzir a absorção destes fármacos pelo sistema digestivo. Deve portanto evitar a ingestão de dente-de-leão pelo menos 3 horas antes ou depois da toma desses fármacos.
Lítio - pode haver aumento os efeitos secindários da medicação de lítio 
(ex. para tratar doença bipolar). Fale com o médico se estiver a tomar esse fármaco.

ATENÇÃO:
Pessoas que tomem medicação sob prescrição  para problemas do fígado, vesícula biliar ou rins devem consultar o seu médico antes de tomar suplementação de taraxaco.
Considere complementar com suplementação de minerais. A acção diurética do taraxaco, em especial se combinado com fármacos de efito diurético, pode reduzir bastante os níveis de potássio e outros minerais no organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário