sábado, 13 de setembro de 2014

Venoleve

Venoleve

VenoleveProduto composto por centelha asiática, videira vermelha, mirtilo, hamamélia e ginkgo biloba, favorecendo a circulação sanguínea, venosa e periférica, varizes, pernas doridas e cansadas, cãibras.

INGREDIENTES



Centelha Asiática - Centella asiatica


Vários estudos experimentais demonstraram que a Centelha asiática exerce uma acção normalizadora sobre o metabolismo do tecido conjuntivo. Especificamente, ela amplia a integridade do tecido conjuntivo estimulando a síntese de glicosaminoglicano, sem promover a síntese excessiva de colagénio ou o crescimento celular. 


Centelha AsiáticaOs glicosaminoglicanos são os componentes principais da substância essencial onde as fibras de colagénio são incrustadas, isto é, da matriz intracelular amorfa que circunda os vasos sanguíneos e que ajudam a dar estrutura. O efeito da Centella no tratamento da celulite está relacionado com a capacidade de ampliar a estrutura de tecido conjuntivo e reduzir a esclerose, enquanto a sua acção na insuficiência venosa e veias varicosas é uma combinação dos seus efeitos sobre o tecido conjuntivo e a sua capacidade de regular o fluxo sanguíneo através dos membros afectados. A presença dos glicosaminoglicanos são os principais componentes da matriz intracelular amorfa (substância essencial) que circunda a veia e ajuda a reforçar a sua estrutura, diminuindo a fragilidade capilar.

Castanheiro-da-índia - Aesculus hippocastanum


Castanheiro-da-índia
A castanha é rica em saponósidos, substâncias que possuem propriedades venotónicas e anti-inflamatórias, reunidas sob o nome de escina. A escina aumenta a resistência capilar e o tónus venoso, favorecendo a circulação venosa. Ela consegue este efeito pois diminui a permeabilidade capital através da redução do número e tamanho dos pequenos poros das paredes dos capilares. Esta planta está assim ligada ao tratamento de insuficiência venosa (pernas pesadas, cãibras, edema varicoso), hemorróidas e fragilidade capilar.

Hamamélis - Hamamelis Virginiana

Hamamélis
Contém um princípio activo muito importante, um tanino especial, o hamamelitaninio, adstringente e vasoconstritora, constituinte um excelente tratamento para as veias. Assim ao contrair as paredes das veias activa a circulação no seu interior. A presença de flavonóides explica os efeitos vasoprotectores sobre a microcirculação.



Arando (mirtilo) - Vaccinium myrtillus

Arando (mirtilo)
O Arando contém tanino, glicósidos, flavonoides e glicoquinina (substância que faz baixar o conteúdo de glicose ou açúcar). O facto de ser rico em princípios activos como os ácidos fenóis, flavonóides, antocianósidos e outros, confere a esta planta propriedades vitamínicas P, que revelam uma actividade vaso protectora e antidematosa pois inibem a agregação plaquetária. 


É um excelente anti-diabético, que faz baixar o açúcar (glicose) na urina ou no sangue. Pois os seus princípios activos são de efeito estimulante sobre a secreção mirtilina pancreática, que segundo alguns autores é classificada de insulina vegetal, pois actua de forma semelhante à insulina. É a planta com maior concentração de antocianinas, e a que mais efeito exerce sobre a visão. As antocianinas são substâncias de natureza glicosídica que comunicam a sua típica cor azul a algumas flores e frutos. São anti-sépticas, anti-inflamatórias e, antes de tudo, exercem uma acção protectora sobre os vasos capilares em geral, e sobre os da retina em particular. Melhoram a irrigação sanguínea. 

É ainda de destacar a acção exercida pelo Arando na degeneração da retina e perda de visão, pois actua sobre os capilares da retina, melhorando a irrigação das células sensíveis à luz. Melhora também a adaptação à obscuridade. Além disso, as antocianinas favorecem a produção de pigmentos sensíveis à luz nas células da retina. Podemos ainda atribuir ao Arando a diminuição do desenvolvimento excessivo dos colibacilos, causadores da disbacteriose intestinal (parasitose intestinal, especialmente a que é causada por oxiúros); a diminuição de muitas infecções urinárias e certas alterações circulatórias (nomeadamente varizes, flebites, úlceras, varicosas e hemorróidas). Ao nível do coração, aumenta a resistência do músculo cardíaco (Miocárdio).


Videira Vermelha - Vitis vinífera

Videira Vermelha
As folhas contêm numerosos componentes químicos, reputados pela sua eficácia nas perturbações dos capilares venosos. Esta actividade vasoprotectora, posta em evidência in vivo, e sobretudo atribuída aos antocianósidos, manifesta-se por uma diminuição da permeabilidade e um aumento da resistência dos vasos capilares. A diminuição da permeabilidade deve-se a uma estabilização do colagénio. Os proantocianidóis têm uma acção inibidora sobre a enzima de conversão da angiotensina e propriedades anti-hipertensoras. Também têm um efeito vasoprotector, melhora a permeabilidade capilar e a circulação venosa. Trata-se de uma planta utilizada na área do controlo de peso dada a sua capacidade de redução do apetite e regulação da bexiga.

Sem comentários:

Enviar um comentário